Xintoísmo e Noragami







Konbanwa! 


         Hoje vamos entrar mais a fundo no Anime Noragami. Na na sua review e si, mas em um foco de muita importância no anime: o xintoísmo.
         Se você não sabe o que é o o xintoísmo, aqui tem um pequeno resumo para você se abtuar. Então... Vamos lá!
         Observação: Esse post é recomendado apenas se você já assistiu Noragami e Noragami Aragoto. A partir daqui Spoiler Alert.
         Noragami é um anime que fala de um Deus quase esquecido com o sonho de se tornar um Deus famoso e ganhar seu templo. No fundo tudo que ele quer é ser reconhecido e ser querido pelos humanos.
         O pequeno “templo” que Yato recebe de Hiyoru constiue-se de um chinjusha que é um pequeno templo dedicado ao Deus tutelar. Hoje em dia no Japão o budismo e o xintoísmo estão muito interligados. Em geral, os japoneses se consideram tanto Xintoístas quanto Budistas. E nos templos budistas, é comum vermos um chinjusha dedicado ao kami xintoísta tutela.
         Aquele pequeno templo tinha uma Torii, que são como se chama aquele belíssimo portão xintoísta vermelho. Cada formato de Torii são para um Deus diferente sendo possível identificar de longe.
         Quando Yato conta de seu sonho em um dos primeiros episódios da série, podemos ver o exemplo do Templo que ele sonhava e ver sua Torii.
         Mesmo de um forma de sonho, podemos ver presente vários aspectos dos templos xintoístas além da própria Torii. A presença das escadas de pedras deixando na imagem o Deus Yato no meio, é um exemplo disso. 
         No Xintoísmo acredita-se que ao subir as escadas deve-se andar sempre a direita para deixar livre o meio para os Deuses poderem passar livremente. 
         A presença da natureza ao redor dos templos é importantíssimo para o Xintoísmo. Para a religião tudo presente na natureza tem uma importância sagrada. As montanhas, por exemplo: no Japão são muito numerosas e são consideradas sagradas. Não são kami em si, mas sim moradias de kami. Por esse motivo é muito comum vermos templos construídos em cima de montanhas. Podemos ver que o "templo" de Yato tem sua elevação por esse motivo.
         A história de Noragami em si, não é uma história do panteão nipônico. O autor consegue criar dentro desse panteão um universo dele. Porem foi tão bem feito, que da para acreditar mesmo que Yato existe. Dá para acreditar mais ainda principalmente quando te falar que vário dos Deuses que aparecem são os Deuses do pateão niponico. 
        Principalmente quando falamos sobre Noragami Aragoto. Acho que devemos começar falando sobre a Deusa Izanami



         Izanami na história xintoísta é uma das mais importantes Deusas do panteão. Izanagi e Izanami geraram todos os outros kamis do mundo, mas Izanami morreu ao dar à luz ao Kagutsuchi (dvindade do fogo). Izanagi lamentando a morte de Izanami e faz uma viagem para Yomi ("a terra sombria dos mortos"). Izanagi encontrou uma pequena passagem para o Yomi e a terra. Tudo que havia no Yomi era uma terrível escuridão eterna. Esta escuridão sufocante foi o suficiente para fazê-lo sofrer por luz e vida. Rapidamente, ele procurou Izanami por um tempo até finalmente a encontra. Izanagi não podia vê-la de imediato pois ela estava escondida nas sombras. Ele então pede para que ela volte com ele para a terra. Izanami porem não podia mais voltar... Era tarde de mais. Ela já tinha comido a comida do submundo e agora pertencia à terra dos mortos.
         Assim como no Anime, Izanami oferesse diversas vezes comida a Yato. Ela sabe que qualquer pessoa, deus etc; comer da comida do Yomi, ficará preso no Yomi. E essa informação no anime vem dessa primeira história de Izanami e Izanagi.
         Voltando a nossa história, Izanagi fica chocado com esta notícia, mas ele se recusa a ceder a seus desejos. Izanami concordou que ele poderia voltar em segurança, mas primeiro pediu para ter algum tempo para descansar. Ela instruiu Izanagi para não entrar em seu quarto. Após uma longa espera, Izanami não saiu de seu quarto, e Izanagi estava preocupado. Como não conseguia ver nada naquela imensa escuridão, pegou o pente que prendia seu cabelo comprido o acendeu como uma tocha. Sob a súbita explosão de luz, ele viu a forma horrível da que era antes a bela e graciosa Izanami. A carne de seu corpo devastado estava apodrecendo e foi invadida por vermes e criaturas sujas.
         No Anime temos uma cena que podemos ver a verdadeira forma de Izanami e é assim que ela é nos contos.
         Com muita tristeza ao ver sua amada assim, Izanagi não pôde mais controlar seu medo e começou a correr, com a intenção de voltar para a vida e abandonar sua esposa cheia de morte. Izanami acordou gritando e indignada e o perseguia furiosa. Izanami instruiu as Shikome, (aquelas mulheres que aparecem no anime, ela realmente existem na mitologia xintoista. Aparecem no Kojiki, um dos mais antigos textos sagrados japoneses), a caçar o Izanagi e trazê-lo de volta.

         Izanagi, é então seguindo não só por Shikome mas também por outras criaturas do Yomi. Depois de uma grande perseguição Izanagi finalmente consegue sair. Quando ele sai, ele rapidamente fecha a entrada com uma enorme pedra. Izanagi grita a seu marido de trás da pedra que ele deveria ficar com ela. E que se ele não ficasse ela mataria todos os dias 1000 pessoas.          
         Ele furioso diz a ela que não voltaria e que se ela matasse 1000 pessoas ele daria a vida 1500 pessoas. E assim, só depois disso que comçou a existir a morte. Tudo por causa das mãos orgulhosas de Izanagi e sua abandonada esposa.
          Em Noragami Izanami é solitária no Yomi. Assim como na mitologia, ela foi deixada por seu marido no Yomi e ficou eternamente só. Por esse motivo ela queria muito que tivesse alguma companhia como o Yato.
         Tenho que confessar que fiquei muito triste por Izanami. HAHAHHA Sei lá, tudo que ela queria era que tivesse alguem lá com ela. Ela não fez nada de errado para estar lá. Seu filho ao nascer a matou no parto.  Não foi culpa dela e por esse motivo ela tem que sofrer por toda a eternidade. Meio triste, sei la.
         Eu divagando sobre isso. 
         Desculpa. Vamos voltar ao anime. Depois de falarmos sobre esse Esse momento triste, que tal algo mais alegre... Sobre quem sabe os 7 deuses da Sorte!


         Os 7 Deuses da Sorte que aparecem no anime, realmente existe na cultura japonesa. Vou explicar um pouco de cada um deles para que possamos enter mais claramente quem são...


Bishamonten,
É o deus dos guerreiros. Sim, você leu certo, é o deus. Masculino.
Quando pegamos as estatuas ou vemos as pinturas dos 7 deuses da sorte, há apenas uma mulher. E não é a Bishamonten pois a Bishamonten é um homem na historia original.
O Bishamonten é normalmente representado com armadura e uma lança na mão direita. Na outra ele segura um pequeno pagoda (torre pela qual o deus distribui riquezas aos pobres). As preces para se ganhar uma batalha eram dirigidas a ele. O deus dos guerreiros é um símbolo de autoridade e está associado à proteção contra doenças e maus espíritos pelo seu poder de cura (pelas tradições budistas).
As coisas no japão se complicam quando se trata de religião. Não de uma maneira ruim, porem várias coisas do xintoísmo se misturam com o budismo. Então as linhas não são muito bem definidas entre uma e outra.
O único Deus dos 7 totalmente “japonês” sem ter nenhuma influência de outras religiões é o Ebisu. Bishamonten tem suas tradições no Budismo.
É também conhecido como rei do Norte e, portanto, o comandante dos Quatro Rei Celestiais (governantes dos pontos cardeais e protetores do monte Shumisen).
No anime sua importância para a história é indescritível. Mas para ao xintoísmo não é tão importante como a maior divindade. A Deusa de maior importância seria Amaterasu. Por causa dela o japão é que se deve a bandeira nacional e por causa dela os imperdarores foram considerados divinos. Os imperadores seriam parentes da deusa. Se quiser saber mais de uma olhadinha na Casa do Senpai especial sobre os Deuses. Aqui vou tentar só falar das coisas que tem haver com o Noragami.


Ebisu
Ebisu é considerado o Deus dos pescadores. Costuma aparecer segurando um peixe pargo e uma vara de pescar. Ele é considerado o protetor dos mares e dos pescadores. É considerado um grande símbolo de honestidade também é cultuado pelos comerciantes e agricultores.
No anime não dá para não falar das referências muito bem colocadas de Ebisu.
Como estamos em um mundo globalizado e tecnológico, a aparência de Ebisu mudou, acredito eu, por causa disso. Ele tem esse ar de “Um grande” empresário de terno e gravata, rico por causa dessa transição. Isso porem é apenas uma teoria minha. Mas mesmo assim as referencias de outros fatores não deixam de estar lá.
Quando vimos, por exemplo, o Episódio de Ebisu quando jovem olhando o mar. Podemos imaginar o motivo de existir essa cena. Afinal ele é o grande deus dos pescadores.



Fukurokuju

Fukurokuju é a divindade da felicidade, fortuna e longevidade (e de origem taoísta). Ele é associado à ideia de popularidade. O deus da felicidade é representado com uma barba branca, um bastão com um sutra (escrita budista) e uma testa elevada, geralmente está acompanhado de uma tartaruga ou veado (símbolos de longevidade). Fukurokuju é um sábio chinês, estudioso de alquimia chinesa e dos segredos da imortalidade. Acredita-se que passar a mão em sua careca traz sabedoria.
No anime ele aparece poucas vezes como os outros deuses. O foco seriam apenas para Bishamonten e para o Ebisu. Quem sabe na próxima temporada.


Hotei
Hotei é a divindade da felicidade e benevolência (e de origem chinesa). Dizem que ele era um monge budista que viveu no monte Siming, na China, e que sempre passeava carregando um grande saco de pano nas costas. Sempre alegre, ele é geralmente representado com um leque e uma bolsa com alimentos e preciosidades para distribuir entre os pobres. O deus da benevolência é a imagem do ''Buda Gordo'', que remete à satisfação e representa a grandiosidade de espírito. O seu ar de ''inocência iluminada'' também faz com que receba o apelido de ''Buda sorridente''.

Benzaiten

Benzaiten é a divindade da música e das belas artes, e que traz saúde e beleza. Ela é a única divindade feminina e costuma aparecer segurando um instrumento musical chamado biwa, e acompanhada de uma ou mais serpentes brancas (sonhar com uma serpente branca é sinal de sorte).
Para os hindus ela é originalmente a deusa da água, associada àquilo que flui: como a música, a arte, a poesia e a literatura. Os templos em sua homenagem ficam geralmente próximos ao mar.


Daikokuten

Daikokutem é o protetor da terra, da agricultura e prosperidade no comércio. Ele era considerado uma divindade guerreira em sua origem hindu-budista. O deus da fortuna representado sobre duas panelas de arroz , com um saco nas costas, carregando um martelo (simbolo da riqueza e do trabalho), e geralmente com a presença de um rato (que tem um significado emblemático e moral conectado com a riqueza escondida na sacola que Ikokuten carrega) .


Joroujin

Joroujin é a divindade da sabedoria e longevidade. Ele tem uma longa barba branca e um cajado com um inscrição (que dizem que está escrito o segredo da longevidade). É considerado um deus sábio e bem vivido  trazendo longevidade e sabedoria.
Varias vezes é confundido com Fukurokuju por estarem sempre representados muito parecidos

Espero que tenha gostado! (:

Nenhum comentário